Além da intenção deslavada de eleger dois sobrinhos para comandar as duas máquinas das prefeituras, o prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, fecha os olhos para um escândalo incrustrado na gestão da esposa, Fernanda Gonçalo. O assessor de comunicação do grupo político, Yan Mendes, já faturou mais de 57 mil reais dos cofres públicos da Prefeitura de Bacabeira como Agente Comunitário de Saúde.

As informações são públicas e estão no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). O assessor recebe, todos os meses, a quantia de R$ 2.440,00 (dois mil quatrocentos e quarenta reais) como agente comunitário de saúde, sem prestar qualquer serviço na função cadastrada no Ministério da Saúde. (Acesse aqui)

A denúncia foi feita pelo vereador Rulk Pires, na tribuna da Câmara Municipal, afirmando que diversos povoados estão “desassistidos” de atendimentos por falta de agentes de saúde, enquanto Yan Mendes “esbanja luxo e riquezas tirando onda da cara do contribuinte recebendo sem trabalhar”. Segundo dados do CNES, os recursos já saíram dos cofres públicos para o bolso do assessor de comunicação desde o mês de março de 2022. Sem nenhuma formação na área, além de tirar a vaga de um profissional da saúde municipal, testemunhas afirmam que ele se dedica também a campanhas difamatórias contra adversários da prefeita de Bacabeira, Fernanda Gonçalo e do marido, o prefeito Hilton Gonçalo.




Além ludibriar a população que tanto necessita de assistência de saúde, a administração da mulher de um médico não fez nenhum pronunciamento sobre a grave denúncia. Quem tentou acessar ontem (11) o portal da transparência da Prefeitura de Bacabeira encontrou a página fora do ar. Mas o registro dos pagamentos, até o mês de dezembro de 2023 até janeiro deste ano, feitos ao falso agente de saúde está no sistema CNES, comprovando a fraude, a lesão nos cofre municipais e na assistência à população.