Desde que Fernanda Gonçalo, venceu as eleições de 2016, com ajuda de antigos aliados do ex-prefeito, Alan Linhares, o que se comentava nas duas cidades, Santa Rita e Bacabeira, é que o prefeito Hilton Gonçalo daria mais atenção para Bacabeira do que para a cidade que o elegeu, Santa Rita.

Assim como aconteceu na pré-campanha de 2018, os “Gonçalos” parece que não tem cumprido com seus acordos políticos e tem deixado seus apoiadores um tanto quanto insatisfeitos em Bacabeira. Desde de 2017 que se estabeleceu uma rixa entre os Calvet’s e os Gonçalos, que estavam juntos em 2016.

O que parecia estremecido, ao que tudo indica, quebrou que apartou depois do dia 07 de outubro deste ano. Como a prefeita, Fernanda Gonçalo resolveu apoiar seus parentes na campanha para Deputado Estadual e Federal, e a vereadora Kellyane Calvet resolveu também disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Maranhão, a disputa ficou bastante acirrada entre as duas antigas aliadas.

De um lado a prefeita cheia de funcionários contratados e comissionados, maioria dos vereadores, secretários e a máquina pública nas mãos. Do outro, a vereadora com vontade de vencer e o tradicional nome de sua família. Pela lógica, Kellyane seria no mínimo “esmagada” pela prefeita nas Urnas.

Mas assim como no futebol que o jogo só termina quando o juiz apita, a “disputa” entre a prefeita e a vereadora, só foi conhecido quando terminaram as apurações das urnas.

O que aconteceu nestas eleições não foi apenas a vitória de Kellyane sobre a prefeita, mas um reflexo de como os Gonçalos cuidam das pessoas que os colocaram como gestores. A falta de compromisso, obras inacabadas, promessas não cumpridas, indícios de corrupção com o dinheiro público, quebra de alianças políticas e demais coisas que tem deixado os bacabeirenses insatisfeitos com a gestão de Fernanda Gonçalo.

A vitória de Kellyane, que obteve 2.070 votos contra 1.770 de Ariston, aliado da Prefeita Fernanda, pode deixar a disputa das eleições de 2020 um pouco mais apimentada, pois em 2016 foram apenas 2 concorrentes.

[caption id="attachment_3000" align="aligncenter" width="406"] Votação de Kellyiane e Ariston em Bacabeira/2018[/caption]

O que está acontecendo com Secretaria de Educação, onde a prefeitura está concedendo Férias logo após essa derrota nas urnas (Leia amais), vem colocar ainda mais lenha nesse fogo, pois a esposa do ex-prefeito, Reinaldo Calvet, pai de kellyane, é quem está à frente da secretaria, a senhora Olga Calvet. Há um temor entre os Contratados de que essas “Férias” sejam para sempre. O que corre na cidade é que os Calvet’s podem perder a Secretaria de Educação e com isso se tornarem de vez oposição ao governo de Fernanda.