O deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) afirmou nesta sexta-feira (21) que o governo federal precisa socorrer micro e pequenas empresas para reaquecer a economia no país, prejudicada pela crise do coronavírus. A declaração reforça a sugestão do governador Flávio Dino (PCdoB), que indicou ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a criação de um “auxílio emergencial empresarial”.

“Auxílio emergencial a micro e pequenas empresas é necessidade urgente do país, para proteger empregos e aquecer a própria atividade econômica. Bolsonaro e Paulo Guedes, contudo, não conseguem destravar nem as possibilidades abertas com o crédito para estes setores”, declarou o parlamentar.

Ao comentar uma reportagem que aponta que devido ao atraso na liberação de recursos por parte do governo federal empreendedores estão fechando as portas de seus negócios pelo país, Flávio Dino afirmou que “em uma crise dessa profundidade e extensão, para muitas pequenas empresas o crédito não resolve". "O caminho é um ‘auxílio emergencial empresarial’, que recupere uma parte do faturamento por intermédio de uma espécie de subvenção”, sugeriu o governador.

Enquanto o governo Bolsonaro não esboça reação, Flávio Dino lançou na quinta-feira um plano emergencial de investimentos de R$ 300 milhões no Maranhão. Segundo ele, a iniciativa será executada entre agosto e dezembro e prevê ações em diversas áreas de todo o estado. A proposta ganhou o nome de Celso Furtado, em homenagem ao economista nordestino, cujo centenário de nascimento será celebrado em 2020.