O deputado federal Márcio Jerry (PCdoB-MA) afirmou nesta quarta-feira (19) que um plano emergencial para geração de empregos semelhante ao que será implementado no Maranhão, por Flávio Dino, poderia ser implementado em escala nacional.

Em referência ao projeto liderado pelo governador do Maranhão para driblar a crise agravada pela chegada do coronavírus, o deputado criticou a postura do governo federal frente aos dados do desemprego e lamentou a falta de postura do presidente. O projeto, que deve injetar investimentos de R$ 300 milhões estado, será oficialmente apresentado nesta quinta-feira (20), em entrevista coletiva às 10h.

“Se no Maranhão dá pra fazer um plano emergencial de geração de empregos, também dá para fazer no Brasil. A diferença é que em nosso estado temos governo, temos Flávio Dino, enquanto o Brasil, com Bolsonaro, infelizmente está abandonado à própria sorte”, afirmou o deputado, em crítica ao negacionismo de Jair Bolsonaro (sem partido) em relação à pandemia e sua incapacidade em gerir a crise.

Dados extraídos da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) Covid-19 indicam que mais de três milhões de brasileiros ficaram “oficialmente” desempregados entre a primeira semana de maio e a última semana de julho no país.

O levantamento, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que com a flexibilização do isolamento social em razão da pandemia, o número de pessoas que passaram a buscar trabalho, sem sucesso, elevou a taxa de desemprego, fazendo com que o percentual subisse de 10,5% para 13,7% no período.

Economistas apontam que a alta do desemprego deve ser uma tendência nos próximos meses, com o fim das medidas de sustentação de renda que vêm sendo boicotados pelo governo, como auxílio emergencial e o seguro-desemprego. Com a única fonte de renda de muitas famílias ficando escassa, a tendência é que mais pessoas recomecem a busca por uma vaga.