Que vivemos um Descaso na saúde do município de Santa Rita (MA) não é nenhuma novidade, infelizmente, mas de onde se espera pelo menos um mínimo de profissionalismo, amor, dedicação e respeito é daí que se tira o pior. Um caso que aconteceu no último sábado, 02/11/2018, no Hospital Maria Helena Freire, é de causar indignação e revolta ainda mais sabendo que o Prefeito da cidade é um Médico.

Por volta das 5:30 da manhã do sábado, uma mãe dá entrada no Hospital com sua filha de 1 ano que passou a madrugada ardendo em febre em casa. A funcionária, segundo a mãe, pede que ela retorne mais tarde por que no termômetro do hospital não havia dado febre e que naquele horário teria que acordar o médico (Como assim acordar o Médico?).

Mesmo dizendo tal asneira, a funcionária leva até o médico o prontuário e volta com uma Receita feita por ele (Pelo menos tem o seu Carimbo). O absurdo está bem aí: Como que um profissional da Saúde passa uma Receita sem Examinar o paciente?

Como havia sido receitado pelo médico, a criança tomou o “Ibuprofeno” às 6h da manhã e às 10h da manhã já estava com mais de 39 graus de Febre e tiveram que retornar ao Hospital (Não tinha outra alternativa). Mesmo procedimento feito de início e desta vez o Médico, Dr. Paulo R. Mendes atendeu e examinou a criança e Receitou apenas “Dipirona” Gotas que aliviou a Febre a criança passa bem.

Um dos maiores salários do município é do médico que não olha na cara do paciente para passar uma receita (Um salário até justo para um médico). O Dr. Washington de Araújo Oliveira contratado desde 2017, pela atual gestão, recebe uma média de mais de R$ 34.000,00 (Trinta e Quatro Mil Reais) por mês. Mais uma vez repetimos que o salário é até justo pois, Professor, Médico e Policial é quem devem ser os servidores público mais bem remunerados do Brasil, mas desde que tenham um mínimo de profissionalismo, coisa que faltou no Dr. Washington no último sábado.

[caption id="attachment_5231" align="aligncenter" width="732"] Dr. Washington - Receita 1[/caption]

[caption id="attachment_5232" align="aligncenter" width="592"] Dr. Paulo - Receita 2[/caption]

[caption id="attachment_5220" align="aligncenter" width="1256"] Pagamento de 2017[/caption]

[caption id="attachment_5219" align="aligncenter" width="1275"] Pagamento de 2018[/caption]

Que fique registrado este caso para que outras pessoas que já tenham passado por esta situação cobrem seus direitos pois, diferente dos professores, uma Negligência médica pode causar danos irreversíveis e até mesmo a morte prematura. Somos nós que pagamos os salários dos servidores públicos e temos o direito de reclamar.