Que vivemos um Descaso na saúde do município de Santa Rita (MA) não é nenhuma novidade, infelizmente, mas de onde se espera pelo menos um mínimo de profissionalismo, amor, dedicação e respeito é daí que se tira o pior. Um caso que aconteceu no último sábado, 02/11/2018, no Hospital Maria Helena Freire, é de causar indignação e revolta ainda mais sabendo que o Prefeito da cidade é um Médico.
Por volta das 5:30 da manhã do sábado, uma mãe dá entrada no Hospital com sua filha de 1 ano que passou a madrugada ardendo em febre em casa. A funcionária, segundo a mãe, pede que ela retorne mais tarde por que no termômetro do hospital não havia dado febre e que naquele horário teria que acordar o médico (Como assim acordar o Médico?).
Mesmo dizendo tal asneira, a funcionária leva até o médico o prontuário e volta com uma Receita feita por ele (Pelo menos tem o seu Carimbo). O absurdo está bem aí: Como que um profissional da Saúde passa uma Receita sem Examinar o paciente?
Como havia sido receitado pelo médico, a criança tomou o “Ibuprofeno” às 6h da manhã e às 10h da manhã já estava com mais de 39 graus de Febre e tiveram que retornar ao Hospital (Não tinha outra alternativa). Mesmo procedimento feito de início e desta vez o Médico, Dr. Paulo R. Mendes atendeu e examinou a criança e Receitou apenas “Dipirona” Gotas que aliviou a Febre a criança passa bem.
Um dos maiores salários do município é do médico que não olha na cara do paciente para passar uma receita (Um salário até justo para um médico). O Dr. Washington de Araújo Oliveira contratado desde 2017, pela atual gestão, recebe uma média de mais de R$ 34.000,00 (Trinta e Quatro Mil Reais) por mês. Mais uma vez repetimos que o salário é até justo pois, Professor, Médico e Policial é quem devem ser os servidores público mais bem remunerados do Brasil, mas desde que tenham um mínimo de profissionalismo, coisa que faltou no Dr. Washington no último sábado.
[caption id="attachment_5231" align="aligncenter" width="732"] Dr. Washington - Receita 1[/caption]
[caption id="attachment_5232" align="aligncenter" width="592"] Dr. Paulo - Receita 2[/caption]
[caption id="attachment_5220" align="aligncenter" width="1256"] Pagamento de 2017[/caption]
[caption id="attachment_5219" align="aligncenter" width="1275"] Pagamento de 2018[/caption]
Que fique registrado este caso para que outras pessoas que já tenham passado por esta situação cobrem seus direitos pois, diferente dos professores, uma Negligência médica pode causar danos irreversíveis e até mesmo a morte prematura. Somos nós que pagamos os salários dos servidores públicos e temos o direito de reclamar.
4 Comments
Em respeito a opinião pública, gostaria de ressaltar que em momento algum fui chamado para atender a paciente em questão. Sou contratado para atender as emergência cirurgiaca e obstétricas. Não faço atendimento clínico e pediátrico. Naquela manhã de sábado estava estava já me preparando para tomar café(acordo bem cedo) quando fui solicitado por uma pessoa dá enfermagem para passar um remédio para uma criança que estava tossindo não estava com febre nem com vômito nem diarreia, e passei a medicação e como não estava fazendo nada errado carimbei a receita, aliás esse é um costume muito comum em nossa cidade. Me causa estranheza que tenha sido usado por adversário políticos do atual prefeita. Quero dizer que ganho exatamente igual a de todos os médicos que fazem atendimento cirúrgico em Santa Rita e ganhamos por plantão, agora o que recebo no máximo é 28.000,00 e não é só no hospital também é no NASF. Gostaria de desafiar qualquer gestante qualquer hora do dia ou dá noite. Seria bom que antes de publicar algo tão sério que coloca em dúvida nossa atuação como profissional médico, antes de fazer politicagem ouvisse meus pacientes e mesmo aqueles aqueles que não são. E preciso ter respeito as pessoas e aos profissionais que trabalham em Santa Rita
ResponderExcluirCaro Dr. Washington: Primeiro que não faço "Politicagem" e pouco me importo com quem trabalha com o atual prefeito, desde que não interfiram ou firam meus direitos. Segundo ponto: Foi passada a minha cunhada uma Receita sem Avaliação Médica Presencial. A criança em questão é minha Sobrinha e se eu não aceito que terceiros sofram descaso por parte da gestão pública, muito menos da minha Família.
ResponderExcluirSe não fosse a orientação de uma servidora na sala de medicação, jamais saberíamos que a medicação que estava prescrito primeiro era para Vomito. Não acho que o senhor ganha muito, até mesmo acho justo pelo trabalho feito pelos médico, mas isso não Justifica que o senhor ou qualquer outro Médico passe Receita sem ao menos Avaliar qualquer Paciente. Se não era seu trabalho que não Carimbasse a Receita e se caso está sendo uma Vítima procure a Direção do Hospital, da Secretaria de Saúde ou a Prefeitura. Nunca lhe proferir qualquer difamação ou injuria, nunca lhe acusei de ser um mau profissional, mas apenas no caso relatado. se outras pessoas foram bem atendida ou mal atendidas, não cabe a mim.
A pessoa que lhe informou que a medicação bromelin é para vomito, está totalmente equivocada, é uma medicação tosse e só passei porque a funcionária me pediu duvido que você nunca tenha pedido para um médico uma receita sem consultar, repito só passei porque a funcionária me pediu e me disse que a mãe tinha pedido, tudo bem você faz esse juizo de mim tenha de pensar a mesma coisa. Continue assim
ResponderExcluirDr, caso seja o senhor mesmo que está respondendo, me passe seu contato telefônico. Por gentileza!
ResponderExcluirPostar um comentário