Aconteceu na manhã desta terça-feira, 26, a cerimônia de inauguração da nova Promotoria de Justiça de Rosário. O prédio, localizado na Rua Bom Jesus, tem 295,75 m² de área construída, em um terreno de 906,58m², doado pelo Município para a construção da sede do Ministério Público na comarca.

O diretor-geral da Procuradoria Geral de Justiça, Emmanuel Guterres Soares, fez uma apresentação com informações sobre as obras, iniciadas em 8 de dezembro de 2017 e concluídas em 18 de outubro de 2018. Foram investidos R$ 754.904,61 no prédio que conta com recepção, protocolo, quatro gabinetes, salas para servidores e de reuniões, arquivo, copa e área de serviço.




Todo o prédio tem acessibilidade a pessoas com deficiência e locomoção, além de sistema de segurança eletrônica, monitorado 24h diretamente pela Procuradoria Geral de Justiça. A nova sede tem, ainda, área disponível para futuras expansões em caso de necessidade.




A promotora de justiça e diretora das Promotorias de Justiça de Rosário, Maria Cristina Lobato Murilo, ressaltou a importância da nova sede para melhor atender à população. “Essa sede tem um simbolismo muito grande pois ela representa uma instituição independente, forte e capaz de se adaptar ao crescimento da comarca”.

A prefeita de Rosário, Irlahi Linhares Moraes, ressaltou a importância da convivência harmoniosa entre o Executivo Municipal, o Judiciário e o Ministério Público no município. A gestora agradeceu ao Ministério Público do Maranhão, afirmando que a inauguração da nova sede é um grande presente para a sociedade rosariense.







O procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, relembrou a importância histórica de Rosário e destacou a sua felicidade em inaugurar a nova sede do Ministério Público do município, ressaltando que, mais do que o espaço físico, é preciso valorizar a atuação ativa de membros e servidores junto à população. “Mais do que uma sede física, este é o verdadeiro espaço da cidadania”, afirmou.

Luiz Gonzaga Coelho observou que, apesar da grave crise financeira enfrentada pelo país, a instituição tem conseguido inaugurar sedes próprias em vários municípios e conta com seu quadro de servidores integralmente ocupado. O procurador-geral de justiça agradeceu, ainda, à prefeita e ao presidente da Câmara Municipal de Rosário, que viabilizaram a doação do terreno no qual foi construída a nova Promotoria.

[caption id="attachment_4192" align="aligncenter" width="2992"] Autoridades fizeram descerramento de placas[/caption]

Estiveram presentes à inauguração o corregedor-geral do Ministério Público, Eduardo Jorge Hiluy Nicolau, acompanhado do chefe de gabinete da Corregedoria, José Márcio Maia Alves e do promotor corregedor Carlos Henrique Vieira; a promotora de justiça Karine Guará Bruzaca (Santa Rita); o promotor de justiça aposentado Walace Linhares Moraes, além de representantes do Judiciário, Defensoria Pública, Polícias Civil e Militar, Conselhos Tutelares e secretários municipais.

Membros do MPMA que já atuaram na comarca também participaram do evento, dentre eles as procuradoras de justiça Iracy Martins Figueiredo Aguiar e Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro; e a chefe de gabinete da PGJ, Fabíola Fernandes Faheína Ferreira, que é promotora de justiça titular na Comarca de Rosário; e os promotores de justiça Elisabeth Albuquerque de Sousa Mendonça (São José de Ribamar) e Nacor Paulo Pereira dos Santos, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Consumidor.

Redação: Rodrigo Freitas (CCOM-MPMA)