Joaquim Moreira Alves dos Santos, mais conhecido como Nhozinho Santos, um dos herdeiros da Fábrica Santa Isabel, pertencente à Companhia Fabril Maranhense (daí o nome Canto da Fabril), falecia na manhã do dia 17 de fevereiro de 1951, aos 66 anos de idade em sua casa, na Rua Xavier da Silveira, localizada em Copacabana, bairro elitizado do Rio de Janeiro.

Nhozinho Santos, estudou vários anos na Europa, sobretudo na Inglaterra, onde entrou em contato com importantes novidades do continente na época.

Ele foi o introdutor do automóvel e do futebol no Maranhão, bem como uma das principais figuras no desenvolvimento do cinema fixo e do rádio em terras Ludovicenses.

Além disso, foi Cônsul dos Estados Unidos da América no Maranhão.



Assim como aconteceu em São Paulo e no Rio de Janeiro, o futebol chegou ao Maranhão, mais especificamente em São Luís, por meio do Nhozinho Santos, que passou um período na Inglaterra para se formar. Em 1905, o “Nhozinho Santos”, regressou de Liverpool não só com o diploma de técnico em indústria têxtil, mas também com um conjunto de apetrechos para a prática de um esporte chamado futebol: chu­teira, bolas e apitos.

Com um grupo de amigos e familiares, Nhozinho decidiu utilizar a área da Companhia Fabril Maranhense, de propriedade do seu pai, para construir um campo para botar em prática o futebol. Em pouco tempo, muitos curiosos apareceram no local para conhecer mais sobre aquele novo esporte e passaram a par­ticipar das atividades.

A partir desses primeiros experimentos, surgiu o fute­bol em São Luís, introduzido principalmente por Nhozinho Santos, e cuja primeira partida oficial acontece em 28 de maio de 1907.

[caption id="attachment_4097" align="aligncenter" width="1024"] Estadio que leva o nome da ilustre personalidade[/caption]

 

 

Fontes

Prof.: Fernando Moraes

Minha Velha São Luis

O Imparcial