Nhozinho Santos, estudou vários anos na Europa, sobretudo na Inglaterra, onde entrou em contato com importantes novidades do continente na época.
Ele foi o introdutor do automóvel e do futebol no Maranhão, bem como uma das principais figuras no desenvolvimento do cinema fixo e do rádio em terras Ludovicenses.
Além disso, foi Cônsul dos Estados Unidos da América no Maranhão.
Assim como aconteceu em São Paulo e no Rio de Janeiro, o futebol chegou ao Maranhão, mais especificamente em São Luís, por meio do Nhozinho Santos, que passou um período na Inglaterra para se formar. Em 1905, o “Nhozinho Santos”, regressou de Liverpool não só com o diploma de técnico em indústria têxtil, mas também com um conjunto de apetrechos para a prática de um esporte chamado futebol: chuteira, bolas e apitos.
Com um grupo de amigos e familiares, Nhozinho decidiu utilizar a área da Companhia Fabril Maranhense, de propriedade do seu pai, para construir um campo para botar em prática o futebol. Em pouco tempo, muitos curiosos apareceram no local para conhecer mais sobre aquele novo esporte e passaram a participar das atividades.
A partir desses primeiros experimentos, surgiu o futebol em São Luís, introduzido principalmente por Nhozinho Santos, e cuja primeira partida oficial acontece em 28 de maio de 1907.
[caption id="attachment_4097" align="aligncenter" width="1024"]
Fontes
Prof.: Fernando Moraes
Minha Velha São Luis
O Imparcial
0 Comments
Postar um comentário