Considerado um dos mais inconfiáveis na política maranhense, o prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo (Avante) atua nos bastidores para se aproximar do governador Flávio Dino (PCdoB), e assim, conseguir articular a posse do seu “irmão de criação” Ariston Ribeiro, na Assembleia Legislativa do Maranhão. Isso, ainda no primeiro semestre de 2019.

Ariston acabou derrotado nas eleições deste ano e ficou apenas na segunda suplência, atrás de Edivaldo Holanda (PTC), primeiro suplente.

Gonçalo foi eleito prefeito em 2016 pelo PCdoB, entretanto, acabou se desfiliando da sigla sob alegação que não tinha espaço na legenda. Depois, anunciou via imprensa que concorreria ao governo do Maranhão, mas declinou e especulou sair candidato ao Senado, desistiu também e, na pré-campanha, ainda flertou apoio a Eduardo Braide, Zé Reinaldo e Roberto Rocha.

Assumiu este ano a presidência estadual no partido Avante, e apesar de ter coligado com os partidos da base do governador Flávio Dino, sempre disse em atos públicos que não era aliado do atual governo estadual.

Das tantas voltas que a roda da política proporciona, agora Hilton precisa decisivamente da ajuda de Dino para “puxar” seu “irmão” para uma cadeira na ALEMA. Será se conseguirá?

Domingo Costa