É impossível se precaver 100% quando o assunto são Fenômenos da Natureza, mas existem medidas simples que podem evitar tragédia gigantescas e irreparáveis.

Atualmente no Maranhão vivemos assombrados com as enchentes que estão se alastrando por todas as cidades que são banhadas pelos rios e seus afluentes e Santa Rita (MA) não é diferente.

A Ponte sobre o Rio Itapecuru que irá ligar os Povoados de Areias até o de Porto Alegre, que foi prometida desde 2007 na Campanha de Hilton Gonçalo, enfrenta diversos revés para ser entregue a população. Segundo publicação do DOE-MA, esta obra custará para os cofres públicos a bagatela de R$ 4,6 MILHÕES.

Com o atual quadro de chuvas que “castiga” nosso Estado, a construção sofreu mais um atraso em sua conclusão que pode ser ainda pior caso a prefeitura não tome as medidas cabíveis.

Como vocês podem ver nas imagens, a ponte está sendo construída na beira da estrada que dá acesso aos povoados que ficam do outro lado do Rio e devido as constantes chuvas esta estrada está preste a descer rio abaixo junto com a cabeceira da Ponte. Uma parte da cabeceira já não existe mais, veja o antes e o depois.

[caption id="attachment_1530" align="aligncenter" width="1284"] Ribanceira da Ponte[/caption]

O problema maior não é o atraso que pode causar na conclusão da Ponte e sim na População que poderá ficar sem estrada caso a ribanceira venha a baixo. Foram colocados alguns sacos de areias para tentar impedir que o barranco caia com o escoamento das águas das chuvas

[caption id="attachment_1538" align="aligncenter" width="3264"] Obra da Ponte de Areias[/caption]

[caption id="attachment_1537" align="aligncenter" width="1836"] Obra da Ponte de Areias[/caption]

[caption id="attachment_1536" align="aligncenter" width="3264"] Obra da Ponte de Areias[/caption]

[caption id="attachment_1535" align="aligncenter" width="3264"] Obra da Ponte de Areias[/caption]

[caption id="attachment_1532" align="aligncenter" width="1366"] Obra da Ponte de Areias[/caption]

[caption id="attachment_1533" align="aligncenter" width="3264"] Obra da Ponte de Areias[/caption]

[caption id="attachment_1534" align="aligncenter" width="3264"] Obra da Ponte de Areias[/caption]

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=UE0X1P0VNf4&feature=youtu.be[/embed]

No entorno da obra não existe qualquer tipo de segurança para quem transita pela estrada, não existe um Engenheiro ou mesmo um técnico em segurança do trabalho que responda pela obra e os riscos são visíveis tanto para a população como para os poucos trabalhadores que se encontram de vez em quando no local.

[caption id="attachment_1531" align="aligncenter" width="900"] Placa da Obra[/caption]

No local da Obra não existe uma Placa que informe o Engenheiro ou mesmo a Empresa responsável pela execução do serviço e o que, segundo informações, seria o responsável não se encontrava na obra. O que parece é que está sendo feito de qualquer jeito e por qualquer um.



João 3. 16