[caption id="attachment_1508" align="aligncenter" width="1000"] Em um trecho da BR-135, metade da pista está interditada por conta de alagamento e buracos (Foto: Reprodução/TV Mirante)[/caption]

Motoristas que chegam a São Luís pela BR-135 estão reclamando das condições da pista no sentido São Luís-Bacabeira. O asfalto nessa via ainda é antiga e está com buracos, ondulações e mato no acostamento. A situação piorou com a chegada do período chuvoso, segundo os motoristas.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF-MA), na pista antiga e no trecho do Campo de Peris, a velocidade máxima permitida é de 80 Km/h, mas os motoristas chegam a 140 Km/h. Nesse caso o risco é dobrado por conta das condições de tráfego na rodovia.


Segundo os motoristas, o desnível e as rachaduras no asfalto é sentido por causa dos remendos nos lugares escuros, onde a camada de asfalto se soltou. “Tem que ser feita outra cobertura por cima desse asfalto, senão não dá certo”, comentou o aposentado Gerson de Sousa.

[caption id="attachment_1509" align="aligncenter" width="1000"] Jonas teve que trocar um dos pneus do carro durante a viagem por causa dos buracos na BR-135 (Foto: Reprodução/TV Mirante)[/caption]

Em outra parte da pista, o espaço para o trânsito de veículos é estreito por causa dos buracos e de poças d’água que se formam com a chuva. Em horários de muito movimento, uma grande fila de veículos se forma. Em alguns lugares, a água esconde as armadilhas na pista. O borracheiro Jonas Alves não conseguiu desviar de um buraco e acabou furando um dos pneus.


“A gravidade da pista está piorando cada vez mais por causa da chuva. Já é uma precariedade aqui. Está tudo cheio de buraco. Eles tapam o buraco e, no outro dia, o buraco renova de novo”, contou.




[caption id="attachment_1510" align="aligncenter" width="1000"] Trecho antigo da BR-135, no sentido Bacabeira-São Luís, está cheio de remendos e com mato no acostamento. (Foto: Reprodução/TV Mirante)[/caption]

O Departamento Nacional de infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que a pista antiga da BR-135, no sentido Bacabeira-São Luís, ainda está em obras e que nove quilômetros já foram restaurados, mas restaria a restauração de dezessete. Ainda segundo o departamento, o intenso período chuvoso está dificultando a execução dos serviços. Quanto ao mato nas laterais da pista, o DNIT disse que já acionou a empresa responsável para executar os serviços de roçada.

Fonte G1