Em 2008, na cidade de Itapecuru-Mirim, o senhor Manoel dos Reis e Renato Rodrigues foram vítimas de uma batida em sua moto por uma caçamba. Os dois ficaram gravemente feridos e com fraturas expostas. Levados para o hospital Regional, apenas Renato teria sido levado para o Socorrão II, em São Luís, na única Ambulância da época. Segundo o filho do sr. Manoel, nesse momento é que começa a via cruzes da família em busca da saúde do patriarca.

Seu pai teria sofrido descaso por parte do médico que estava de plantão no dia do acidente e não teria dado o devido tratamento ao paciente. Depois de muita insistência junto a direção do hospital, o paciente foi transferido para a Capital São Luís onde foi internado e no Hospital Dr. Calos Macieira. Junto com o filho do sr. Manoel dos Reis havia um documento que autorizava a Amputação da perna do paciente. E assim foi feito.

 A família entrou com um processo na justiça por causa do suposto mal atendimento no hospital Adélia Matos, em Itapecuru, e pelo fato deles não terem visto necessidade da Amputação da perna do sr. Manoel do Reis que lhe ocasionou diversos males físicos e psicológicos após o procedimento.




Consideramos grave o fato da família não ser comunicada ou consultada sobre o procedimento adotado. Lembramos que os familiares ou parentes próximos que se encontravam no local não assinaram termos autorizando ou concordando com a amputação e muito menos foram comunicados sobre a real situação de saúde do paciente em questão. Ato que segundo o próprio código de ética do CRM, cap. IV, parte que trata dos direitos humanos, art. 46, veda ao médico efetuar “qualquer procedimento sem o esclarecimento e consentimento prévios do paciente ou de seu responsável legal, salvo iminente perigo de vida”.

Hoje, depois de todo transtorno e sofrimento que o sr. Manoel e a família passaram, eles pedem que a Saúde Pública de Itapecuru-Mirim tenha uma melhor qualidade para que mais famílias não tenha que passar pelo mesmo processo doloroso que passa até hoje sr. Manoel dos Reis e sua Família.

Relato de Benedito Mendes, filho do sr. Manoel dos Reis. Clique na Imagem.



Esta é a versão contada pela família do sr. Manoel do Reis.