Cientistas das universidades holandesas Erasmus MC (Roterdã) e Universidade de Utrecht reivindicam ter descoberto um anticorpo contra o coronavírus chinês. A publicação científica do grupo de 10 cientistas está pronta para avaliação pela revista especializada Nature.

Eles descobriram um anticorpo que bloqueia a infecção por SARS1 e SARS2. Em outras palavras, um primeiro anticorpo contra o coronavírus chinês.

Desde quinta-feira (12), o artigo da equipe de dez cientistas está online no BioRxiv – um site no qual biólogos podem publicar suas pesquisas antes de serem avaliadas por uma revista especializada. O artigo menciona um anticorpo contra o SARS2, o coronavírus chinês que causa a atual pandemia (COVID-19). O anticorpo pode ajudar a detectar e prevenir esse tipo de infecção por corona. O anticorpo ativo é o primeiro do mundo.

Exoneração de responsabilidade

O anticorpo ainda não foi testado em seres humanos (levará meses) e o artigo ainda está em avaliação por pares antes da publicação pela revista especializada Nature. Mas o professor de biologia celular Frank Grosveld (71), que faz parte da equipe de cientistas, está esperançoso.

“Esperamos um e-mail a todo momento”, disse Grosveld em seu laboratório da Universidade Erasmus MC, em Roterdã.

[caption id="attachment_6156" align="aligncenter" width="740"] Professor Frank Grosveld em “seu” laboratório. Foto: Marko De Haan.[/caption]

Conexão Política