Parece brincadeira, mas é pura realidade, no município de Itapecuru-mirim, há 100km da capital São Luís, até foi colocado um semáforo no principal cruzamento da cidade, onde o fluxo de veículos e pedestres são maiores, sendo também uma BR, com objetivo de dar mais segurança aos Itapecuruenses. Porém as escolas, panfletos, banners informativos não divulgam a importância da educação no trânsito.

Somente para os motoristas de passagem, que são obrigados a transitar pela BR 222, que corta o centro urbano, se   preocupam e respeitam o sinal vermelho. Pois, para motociclistas e demais motoristas, não estão nem um pouco entendendo para quer servem as luzes verde, amarela e vermelha.

É visível como na foto, clic de flagrantes de transeuntes, na manhã do sábado, 9 de março 2019, pessoas conduzindo motocicletas tranquilamente no sinal vermelho, correndo risco de acidentes, fato esse que já foi registrado outras vezes, causando prejuízos materiais e sequelas nas vítimas.

Podemos dizer que Itapecuru é uma das poucas cidades maranhenses, que dispõe de semáforo, mas o que impressiona, é o fato de que vários acidentes já ocorreram e nenhuma solução foi apresentada.


Uma das prerrogativas da implantação da sinalização horizontal e vertical são Cidades com mais de 50 mil habitantes. Detalhe, quando perguntado sobre a obrigação de respeitar a sinalização, alguns, brincam sorrindo achando normal, chegando a cobrar fiscalização.

É lamentável, o poder público se omitir dessa responsabilidade, e mais ainda a população aproveitar a falta de compromisso do gestor, e não usar o bom senso para praticar atitudes com Educação, que começa em casa.

Em tempo:

A cidade tem Guarda Municipal que cuida do Patrimônio público, não de trânsito e os condutores entendem que o guarda municipal tem é a função de fiscalizar o trânsito, o que não  é de responsabilidade da GM, pois cuida e proteger somente o Patrimônio Municipal.

Informações de Adilson Sousa e colaboração de Cristiano Dias