População do povoado de Santa Luzia, em Bacabeira (MA), realizaram um protesto por causa do descaso que eles vêm sofrendo anos a fio com a poeira que é trazida pela falta de asfalto ou calçamento da via.

Durante as reivindicações, eles fizeram barricadas e acabaram impedindo que outros veículos passassem da BR 135 para o Povoado afim de chamar atenção da prefeitura de Bacabeira. Resultou que o prefeito, Hilton Gonçalo, foi até o local para tentar resolver a situação.

Houve um intenso diálogo entre os moradores e a equipe do prefeito. Como Santa Luzia é o extremo entre Santa Rita, Bacabeira e Rosário, Hilton acabou sustentando que a falta de infraestrutura da estrada era culpa da prefeitura de Rosário e que a prefeita, que ele teria ajudado a eleger, não cumpriu com os acordos, o que deixou os moradores ainda mais descontente, pois eles alegaram que são cidadãos e eleitores de Bacabeira.

Durante o debate a equipe de Hilton tentou intimidar quem fazia as filmagens e chegou a fazer ameaças. O próprio prefeito falou que se alguém filmasse, ele não iria continuar a negociação.

Durante o período de pré-campanha, de 2018, os professores entraram em Greve por falta dos benefícios que estão sendo negados pela administração municipal e o prefeito entrou na justiça para acabar com o protesto dos profissionais da Educação, o que deixou professores e pais ainda mais indignados com a gestão. Alguns professores, e parte da população, foram para as redes sociais externar sua indignação com o descaso com a Educação e os profissionais.

A falta de Água na cidade é algo nocivo para quem pretende angariar votos. Embora o problema seja do governo do estado (CAEMA), muito associam a prefeitura com o problema. Caso o prefeito não tivesse passado 2017 inteiro medindo forças com Governador, talvez os dois governos tivessem feito algo para resolver a situação. Quando alguém questiona o problema da falta de Água, tudo que se houve é: “é culpa da CAEMA”. Então nós elegemos e pagamos pessoas para ficar colocando culpa nos outros ou para resolver os percalços? A população não quer saber de quem é a culpa, querem a solução.

Se tem dinheiro para esvaziar 3 postos de combustível em um dia, tem para solucionar o problema da Água.

Segundo informações, os moradores retiraram a barricada, após conversa com os Prefeitos e um Caminhão Pipa está jogando água para tentar amenizar a situação. O prefeito prometeu que irá resolver o problema da localidade.

Segundo a assessoria da prefeita de Rosário, ela nunca firmou qualquer acordo com o prefeito Hilton Gonçalo e nem mesmo dividiram os palanques. A prefeitura tem honrado seus compromissos de campanha e no caso de Santa Luzia nunca foi feito promessas de asfaltamento no local.

[caption id="attachment_2936" align="aligncenter" width="600"] Protesto Popular em Bacabeira[/caption]

[caption id="attachment_2935" align="aligncenter" width="1366"] Protesto Popular em Bacabeira[/caption]

[caption id="attachment_2934" align="aligncenter" width="1366"] Protesto Popular em Bacabeira[/caption]

[caption id="attachment_2937" align="aligncenter" width="960"] Professores durante a Greve 2018[/caption]

[caption id="attachment_2938" align="aligncenter" width="1366"] Falta de Água na Cidade[/caption]

Salmos 121. 1 - 8