O sindicato dos professores de Santa Rita (MA) começou no dia 08/08 uma Greve Geral com o objetivo de ter os Direitos dos Profissionais da Educação garantidos. Um diálogo que houve entre Professores e Secretaria de Educação, resultou em uma proposta que não foi aceita pela categoria na terça-feira (14) e, por consequência, a Greve continuou.

Na tarde de quarta-feira (15), o prefeito, Hilton Gonçalo, se adiantou diante de uma decisão da titular da comarca de Santa Rita, a Dra. Jaqueline Rodrigues da Cunha, que proferiu uma liminar suspendendo o movimento paredista dos Professores e como consequência do não cumprimento, uma multa diária de R$ 10.000,00 (Dez mil reais)

Mesmo o Sindicato não recebendo a Notificação, Hilton Gonçalo, no que parece ser uma tentativa de intimidação, mostrar superioridade ou mesmo autoritarismo, além de publicar a decisão da Juíza, ainda tentou se justificar diante do descontentamento dos professores e pais de alunos que não concordaram com tal decisão.

Em uma, das muitas respostas que o prefeito deu, ele ironiza dizendo que “Fazer greve por causa de 1/6 de féria é brincadeira”, “que os números mostram que a Educação no município estar bem”, mas será que estes números foram divulgados pelo Instituto Tiradentes, que lhe deu uma Medalha? Ainda diversos Fakes que defendem a gestão de Hilton Gonçalo, mas não tem a dignidade de mostrar o rosto, pelo motivo de talvez ser “Amigo” destes professores, tentam difamar o movimento e ainda agridem verbalmente quem é contrário a gestão. Uma professora foi censurada e expulsa de um grupo de WhatsApp, por um funcionário da prefeitura, só por ser a favor da Greve.

Sobre a justificativa de “Pensar” nos alunos, o prefeito entrou na justiça para barrar os professores, mas caso esta premissa fosse verdadeira as escolas de Santa Rita não estariam sucateadas, ônibus escolares estariam funcionando corretamente, já teríamos a aprovação do concurso público para novos professores, servidores da educação não estariam ganhando “Bolsa” de R$ 450,00, Livros em falta e isso sem falar nas reivindicações da categoria.

Para quem acompanha de perto a luta dos professores de Santa Rita (MA), a sensação que se tem é de total humilhação e desprezo por parte da gestão.

[caption id="attachment_2538" align="aligncenter" width="1344"] Facebook do Prefeito[/caption]

 

[caption id="attachment_2539" align="aligncenter" width="1376"] Facebook do Prefeito[/caption]

 

[caption id="attachment_2294" align="aligncenter" width="900"] Grade esperando ser colocada[/caption]

[caption id="attachment_2163" align="aligncenter" width="506"] Banheiro da Escola Santa Rita de Cassia[/caption]

[caption id="attachment_2166" align="aligncenter" width="900"] Janelas da Escola Santa Rita de Cassia[/caption]

[caption id="attachment_1948" align="aligncenter" width="960"] Escola Presidente Vargas[/caption]

[caption id="attachment_1603" align="aligncenter" width="900"] Escola do Santa Filomena[/caption]

1 João1. 7