Para responder esta pergunta temos que conhecer a denúncia do Ministério Público do Rio Grande do Sul que foi exibida no domingo, 05/08, pelo Fantástico. O fato é que os 2 ganharam prêmios por sua gestão.


Instituto Tiradentes e Hilton Gonçalo:


O Instituto Tiradentes, de Minas Gerais, que concedeu ao prefeito de Santa Rita (MA), Hilton Gonçalo e sua família, por 2 anos seguidos, a “Medalha Alferes de Tiradentes”, para o procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Sul, Fabiano Dallazen, o Critério utilizado pelo Tiradentes é que os prefeitos estejam dispostos a usarem verbas públicas para custearem o prêmio e depois se promoverem com a divulgação em benefício próprio.
O mesmo Instituto Tiradentes concedeu uma Medalha a um Vereador que não era mais vereador já faziam 5 meses. E o Secretário Pedrinho foi eleito “o vereador mais atuante” por uma pesquisa via telefone.




[caption id="attachment_2477" align="aligncenter" width="1280"] Os Gonçalos na entrega da Medalha Tiradentes[/caption]

UBD e o Jumento Precioso


Uma empresa chamada União Brasileira de Divulgação (UBD), de Pernambuco, que está sendo investigada, concedeu ao Jumento, de nome Precioso, um prêmio de “Gestor Nota 10”. O responsável pela empresa (UBD), Fernando, declarou que o esquema funciona assim: “Faço uma pesquisa com a população uns 10 telefonemas”. Está eleito o melhor prefeito. A empresa ainda concedeu um prêmio a um prefeito que foi cassado.




[caption id="attachment_2475" align="aligncenter" width="753"] Jumento que também Recebeu Premio de "Prefeito Nota 10"[/caption]

Com respeito aos números que indicam a aprovação de Hilton Gonçalo como melhor prefeito são bem controversos, pois segundo o próprio prefeito mandou divulgar em diversos blog e jornais, em 2017 a sua gestão teria uma aprovação de 82%. Em janeiro de 2018 a revista “Caras e Nomes” divulgou uma pesquisa que apontava sua aprovação de 95%. Por fim, em abril de 2018, o Instituto Tiradentes repete a mesma premiação com os mesmos índices de 82%. Levando em consideração a insatisfação popular que é vistos nas redes sócias, só comprando uma pesquisa para que se tenha um índice de 95%
Segundo a denúncia do MP, os prefeitos usam verbas públicas para pagar pelos prêmios e custear a sua ida até a premiação.


Não estamos afirmando que o Prefeito de Santa Rita (MA), Hilton Gonçalo e sua família compraram os prêmios com verbas públicas, mas se um Jumento pode pagar e receber tal prêmio, o que impediria tais gestores de fazer o mesmo?


Em nota, o Instituto Tiradentes diz que não comercializa medalhas e diplomas de mérito, nem certificados de participação em seus seminários e afirmou que no caso do vereador Pedro Henrique Gross a empresa encaminha correspondências às câmaras municipais solicitando a atualização dos dados dos vereadores em exercício.


Nós tentamos contatos com a revista “Caras e Nomes”, mas não obtivemos resposta.


Fontes: G1, Caras e Nomes, Daniel Mendes, Jornal Pequeno