Ivaldo Rodrigues: titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento de São Luís(Semapa) 



O pedetista e vereador licenciado  Ivaldo Rodrigues, assumiu a titularidade da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento de São Luís(Semapa) na gestão do prefeito Edvaldo Holanda Jr e fez da área um  chamariz da gestão para os demais setores. 
Com uma série de ações implementadas na pasta ao longo de sua atuação, Ivaldo parece ter se encontrado na Agricultura. Organiza uma das mais festejadas iniciativas na capital, a qual batizou de Feirinha São Luís. Projeto pioneiro que visa levar à mesa dos ludivicenses a produção do agricultor local e ainda um mosaico de manifestações lúdicas e culturais aos fins de semana. O projeto vem sendo ovacionado por setores da sociedade que veem nele vocação clara para o fortalecimento da cidadania na capital maranhense.
Ivaldo Rodrigues falou a Agencia de Noticias Baluarte na tarde dessa quinta-feira (11).  Em conversa com  ANB , não escondeu a alegria em dá continuidade e ampliar as iniciativas até aqui efetivadas pela Semapa. Esses e outros temas relacionados à valorização  da Agricultura em São Luís norteiam a entrevista do secretário que , claro, não deixou de, também,  pontuar quais frentes de trabalho serão postas em prática em 2018. Além das já existentes. Boa leitura: 

Agência Baluarte- Com o sucesso da Feirinha São Luís, certa parcela da população ludovicense acabou por ignorar as demais ações desenvolvidas  pela Semapa. Além dessa iniciativa exitosa, quais outras frentes de trabalho vêm sendo efetivadas pela Secretaria?
Ivaldo Rodrigues- Você tem razão. A Feirinha São Luís é uma ação reconhecidamente exitosa e que tem a chancela da sociedade para continuar sendo realizada, mas acabou por   ofuscar um pouco as muitas ações da Secretaria ,  que segue atuando em muitas frentes.  Veja só: em 2017, a Semapa agiu com rigor no combate ao abate clandestino de animais, conseguindo reduzir em 70% essa prática na capital. Já as empresas que atuam no ramo de peixes e carnes em geral, foram certificadas, o que conferiu, assim, qualidade na oferta de produtos à população. Havia também uma carência do escoamento da nossa produção agrícola e conseguimos avançar no sentido de aproximar o produtor de nossos consumidores. Mas esses são somente alguns pontos. Há vários. 
Agência Baluarte- Grande parte da geografia de São Luís é rural, e sob a perspectiva do comércio as áreas onde há polos agrícolas há algum tempo sobreviviam à margem da competitividade de mercado. Como foi fazer a aproximação entre os produtores de redutos longínquos com a   São Luís mais urbana?








Público lota edição da Feirinha São Luís, na capital maranhense: projeto pioneiro da gestão de Ivaldo Rodrigues à frente da Semapa.

Ivaldo Rodrigues- Essa é uma questão importante. Mas, veja: a gestão do prefeito Edvaldo Holanda Jr é uma gestão de integração. A  Feirinha São Luís é um exemplo. Ali não organizamos para um público alvo. A Feirinha é realizada visando aproximar, atingir e integrar todos os públicos, valorizando sempre o nosso produtor agrícola .  Não queríamos que o projeto parecesse ser excludente, até porque não é. Os frequentadores da Feirinha vêm de todos os bairros e regiões. Do Maracanã ao Renascença. Do Gapara ao Calhau. É nesse sentido de integrar todos os ludovicenses que este ano vemos como desafio contínuo manter essa conexão entre os mais diferentes públicos e pessoas das mais variadas culturas, incluindo-se aí turistas e maranhenses de outros municípios que nos visitam. 
Agência Baluarte- Quais as ações pontuais  de fortalecimento da Agricultura de São Luís, operacionalizadas pela Semapa em tempo real?
Ivaldo Rodrigues- Nós temos feito entrega de sementes, que apenas em 2017 perpassaram a expressiva marca  de dezenas de toneladas  a nossos agricultores;  acompanhamos, também,  todo processo de criação e produção tanto vegetal quanto animal dos produtores, lhe fornecendo total suporte e este ano iremos  ampliar nossa  entrega de insumos , levando ao  produtor na sua região, em sua comunidade. Além destas ações, temos estabelecido parcerias com a iniciativa público-privada e com o Governo estadual, através da Sagrima. Acredito que trabalhando, assim, conjuntamente, unindo boa vontade e esforço, poderemos em muito pouco tempo fazer de São Luís um dos polos produtores referência no Nordeste. 
Agência Baluarte- Há essa preocupação por parte do governo Edivaldo Holanda Jr em fazer de São Luís , capital referência de Agricultura para a Região?








''Em 2017, a Semapa agiu com rigor no combate ao abate clandestino de animais, conseguindo reduzir em 70% essa prática na capital. Já as empresas que atuam no ramo de peixes e carnes em geral, foram certificadas, o que conferiu, assim, qualidade na oferta de produtos à população. Havia também uma carência do escoamento da nossa produção agrícola e conseguimos avançar no sentido de aproximar o produtor de nossos consumidores. Mas esses são somente alguns pontos. Há vários''.  

Ivaldo Rodrigues- Claro. O prefeito Edvaldo Holanda Jr vem fornecendo todas as condições para que São Luís seja referência agrícola para o restante do País, como já é em outras áreas. A própria Ferinha São Luís por unir manifestação cultural, lazer e produção agrícola  vem fazendo parte de nosso calendário cultural por sua  diversidade e constância. O fato de ser realizada em praça pública chama atenção para intenção do Governo em valorizar, a olhos claros, nossa Agricultura. Esta é uma iniciativa pioneira do Governo Edvaldo. 

Agência Baluarte- O Sr.  vem de uma história iniciada no Legislativo. Como é hoje atuar no Executivo como secretário?


Ivaldo Rodrigues- Não mudou em absolutamente nada. Como vereador, sempre concebi projetos que beneficiaram as áreas da gestão pública de maneira real, concreta. Da Educação à Agricultura.  Agora como secretário, minha preocupação continua a mesma: ajudar no projeto maior de valorização, empoderamento e fortalecimento de nossa gente. Temos conseguido porque a Gestão da capital tem nos apoiado por entender que o caminho é este: dá cidadania aos ludovicenses; diminuir as desigualdades e gerar emprego e renda. Bandeiras nossas na Semapa. Então me sinto feliz de está dando minha contribuição. 
Agência Baluarte- O público reconhece ser a Semapa uma das pastas  mais atuantes do governo Edvaldo Holanda Jr. O que os ludovicenses podem esperar da Secretaria este ano?








Prefeito Edvaldo Holanda Jr em visita à Ferinha São Luís, da Semapa: gestão de integração na Agricultura.

Ivaldo Rodrigues- Total  empenho na efetivação das políticas públicas para a Agricultura de São Luís; transparência na aplicabilidade dos recursos públicos; rigorosa fiscalização da clandestinidade ; disposição do  secretário em receber a todos e abertura para novas ideias e projetos. A Semapa quer ouvir os ludoviceses para melhor aprimorar nossa prestação de serviços. Com a ajuda e colaboração de todos, teremos um 2018 com avanços significativos na área. Não resta a menor dúvida.


POR FERNANDO ATALLAIA
EDITOR-CHEFE DA AGÊNCIA BALUARTE 
atallaia.baluarte@hotmail.com